sexta-feira, 25 de abril de 2014

Qual a diferença entre camisetas com serigrafia (silk screen) ou sublimação?

   Como os dois processos funcionam? Abaixo falo um 

pouco sobre as duas técnicas.

Serigrafia
É aquela que utiliza as telas para gravar a estampa na camiseta. A tela é vazada exatamente na área do desenho. Para cada cor da arte que será impressa é necessária uma tela diferente. Assim, se o seu desenho tem cinco cores, serão necessárias cinco telas.

Para a impressão em tecido, utilizamos tintas a base d’água. A camiseta é vestida em pran-chas” térmicas que aceleram a secagem. O impressor vai passando com a tela e sobrepondo as cores. 


Sublimação
A Sublimação é um processo que consiste na transferência da imagem impressa no papel para outra superfície ou substrato. Ao contrário das tintas convencionais, a tinta sublimática sob pressão e calor é convertida diretamente do estado sólido para gás, resultando na junção das fibras sintéticas, tais como a de poliéster. Após esfriarem, as moléculas de tinta revertem-se para o estado sólido e tornam-se permanentes na superfície do poliéster.
A transferência da Sublimação é dada pela impressão de imagens em impressoras jato de tinta, através da tinta sublimática no papel sublimático. O papel transfer, é um papel especial e tratado para sublimação, onde a sua absorção da tinta é bem menor em relação a papéis comuns, já a tinta, é à base de água onde somente os corantes são sublimáticos.
Fonte: Pé no chão Camisetas, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário